quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Seleção volta a La Paz para enfrentar seu rival mais difícil nas eliminatórias


  Globo Esporte
A seleção vai enfrentar nesta quinta-feira o seu adversário mais difícil nas eliminatórias. Se a campanha da Bolívia, com apenas 13 pontos ganhos e já sem chances de classificação para a Copa do Mundo não assusta, os 3.640 metros de La Paz tornam o rival muito mais complicado. E é capaz de produzir uma estatística interessante.

No total, as duas seleções se enfrentaram sete vezes na cidade (veja no quadro abaixo). São quatro vitórias da Bolívia, sendo três pelas eliminatórias, um empate e duas vitórias do Brasil. O retrospecto surpreendeu o técnico Tite. O único triunfo na altitude pelas eliminatórias foi há 36 anos, em fevereiro de 1981 (reveja no vídeo acima). Já a última vitória da Seleção em La Paz foi há 20 anos, na final da Copa América de 1997.
- A altitude faz efeito. A Bolívia venceu ainda os seus últimos três jogos em casa pelas eliminatórias. Esses dados me chamaram atenção. É um desafio nosso como equipe, de desempenho alto. Técnico cobra desempenho, resultado é consequência. Essas variáveis nós temos condições de ajustar - frisou Tite. 

A primeira derrota do Brasil na história das eliminatórias foi justamente para a Bolívia em La Paz: 2 a 0 em 1993. As outras duas foram em 2001 (3 a 1) e 2009 (2 a 1). Rivais mais tradicionais como Chile, Argentina, Equador e Paraguai, por exemplo, só conseguiram derrotar a Seleção duas vezes na competição.
- Não podemos entrar com nível de concentração e mobilização mais baixo. Ou tecnicamente e taticamente abaixo como no primeiro tempo contra o Equador. Felizmente aprendemos - analisou. 

Para o jogo desta quinta-feira, o treinador vai fazer duas mudanças por opção e uma forçada. Novamente titular e destaque do Liverpool após a negociação frustrada com o Barcelona, Philippe Coutinho volta ao time na vaga de Willian. Na defesa, Thiago Silva entra no lugar de Marquinhos por opção do treinador visando fortalecer o grupo. Já na lateral-esquerda, Alex Sandro entra na vaga de Marcelo, cortado por lesão. 

Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz.
Data e horário: quinta-feira, às 17h (de Brasília).
Provável escalação: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
Pendurados: Miranda, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Neymar, Gabriel Jesus, Daniel Alves e Fernandinho.
Arbitragem: Fernando Rapallini, auxiliado por Diego Bonfá e Gabriel Chade (todos da Argentina).
Transmissão: TV Globo (Galvão Bueno, Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho), SporTV (Milton Leite, Maurício Noriega e Muricy Ramalho) e GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário