segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Em 2016, Palmeiras liderou 18 rodadas; no resto da história dos pontos corridos, só 24

ESPN.com.br
O Palmeiras terminou a 27ª rodada do Brasileiro-2016 mais uma vez na liderança. Foi a 18ª vez que o time alviverde acabou uma jornada da competição no topo da classificação. Rotina que foi rara para o clube no resto da era dos pontos corridos, que começou em 2003.
Da primeira edição com essa fórmula e até o ano passado, o Palmeiras havia sido líder ao final de uma rodada apenas 24 vezes, marca bem distante das registradas pelos seus maiores rivais: no período o Corinthians encabeçou a tabela 89 vezes, o São Paulo 68 e o Santos 29. O recordista no período foi o Cruzeiro, com 107.

Líder desde o final do primeiro turno (antes já havia terminado em primeiro em nove jornadas), o Palmeiras tem em 2016 o equivalente a 75% de todas as rodadas que antes havia terminado em primeiro. Com mais quatro jornadas no topo em 2016 (faltam 11 para o final do campeonato), o time de Cuca iguala apenas nesta temporada sua marca obtida em 12 anos.
Principal concorrente do Palmeiras na disputa pelo título, o Flamengo também não tem um grande número de rodadas na liderança nos pontos corridos. Foram apenas 13 em toda a história. Mesmo quando foi campeão com essa regra, em 2009, o clube foi soberano na maior parte da competição: na ocasião levou a taça depois de uma arrancada espetacular no segundo turno.
Para continuar na liderança, o Palmeiras terá nas próximas rodadas rivais que estão longe dos primeiros lugares. O time enfrenta, na sequência, Santa Cruz, América-MG, Cruzeiro Figueirense e Sport. Nas mesmas rodadas, o Flamengo encara, pela ordem, São Paulo, Santa Cruz, Fluminense, Inter e Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário